O Decreto Dominical se aproxima! O que devemos fazer?

 


O Decreto Dominical se aproxima! O que devemos fazer?

Ats 1:6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?

Ats 1:7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;

Ats 1:8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Ats 1:9 Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. 


Pouco antes de Jesus ser transladado, os discípulos lhe fazem uma pergunta: será este o tempo em que restaures o reino a Israel? (Ats 1:6).


Essa não foi a primeira vez que os discípulos haviam perguntado a Jesus a respeito dos  eventos futuros; na verdade esta história tem um paralelo com Mateus 24.


Veja o Paralelo entre Atos 1 e Mateus 24:


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?

Atos 1:6 


No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.

Mateus 24:3 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade.

Atos 1:7 


Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai.

Mateus 24:36

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8 


E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

Mateus 24:14


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. Atos 1:9 


Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

Mateus 24:30

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Os dispensacionalistas identificam Atos 1:9-10 ao “evento do arrebatamento secreto”, e dizem que, como foram apenas os discípulos e algumas outras pessoas que viram a ascensão de Jesus, somente os salvos verão a segunda vinda de Jesus. 


O fato é que, quando vemos o paralelo entre Atos 1 e Mateus 24, fica evidente que Jesus está se referindo a todos os seres humanos de todas as nações. Sendo assim, todos verão a segunda vinda de Jesus.


Veja o texto:


Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.

E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

Mateus 24:30,31.


Qual é o propósito moral da profecia ?


O propósito moral da profecia é mais evidenciado nas parábolas que se seguem.

Logo após Jesus terminar essa explanação a respeito de sua segunda vinda, Ele nos fornece uma sequência de parábolas, para dar mais luz a respeito da condição dos justos e dos injustos no contexto dos eventos finais.


  • A Parábola da figueira

  • A Parábola do servo bom e do servo mau

  • A Parábola das dez virgens

  • A Parábola dos talentos

  • A Parábola dos cabritos e das ovelhas


Cada uma destas parábolas estão conectadas com Mateus 24, porém eu gostaria de fazer uma breve análise na parábola das dez virgens.


Nessa parábola nós podemos perceber a diferença do grupo de cristãos que creem no “arrebatamento secreto”, daqueles que creem em uma segunda vinda literal, visível, gloriosa e iminente.


Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Mateus 25:1


podemos perceber que as dez virgens representam todo o mundo cristão, que confiantemente aguardam a vinda de Jesus. sabemos disso por duas evidências apresentadas neste verso, todas saem a encontrar o noivo, e todas possuem a Lâmpada (Salmos 119:105).


Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes. 

As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. Mateus 25:2-4


Aqui nos é apresentado uma característica divisiva entre elas. O dicionário esclarece que:


Néscio é aquele que não possui conhecimento, capacidade, sentido ou coerência.


Prudente é cauteloso, sensato, ajuizado, que costuma se precaver, preparar-se antecipadamente; precavido.


Percebe-se que 5 delas estão preparadas para uma possível demora. outra coisa que fica evidente é que a demora faz parte do processo, já que Jesus incluiu a demora no contexto da parábola. 


E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mateus 25:5


Duas classes de pessoas estão sendo representadas aqui, e as duas adormecem pelo mesmo motivo; A demora.


Mas a confiança de cada grupo, que lhes permite adormecer, é diferente. 


As Néscias adormecem porque creem que o esposo virá antes do anoitecer. também por essa razão, elas não veem necessidade de levar óleo reserva, e adormecem na certeza de que o noivo virá ainda durante as claras horas do dia. da mesma forma como os dispensacionalistas que creem que a igreja será arrebatada antes da grande tribulação.


As prudentes, no entanto, crêem que é possível que o esposo demore mais do que o esperado; e adormecem confiando no óleo reserva que elas levaram, caso o esposo demore, elas não estarão no completo escuro, pois elas levam óleo reserva para se preciso for, iluminar o caminho durante às escuras horas da noite. da mesma forma como aqueles que creem na segunda vinda de Jesus, de maneira literal, visível, gloriosa, repentina e inesperadamente. estes aguardam a grande tribulação, e confiam nas promessas do Senhor, para serem protegidos das calamidades que sobrevirão ao mundo.


E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Mateus 24:22


Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.

Salmos 91:7


Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Mateus 25:6


Aqui inicia-se a Grande Tribulação, a condição do mundo nesses dias está descrita em Mateus 24:9-14 e 37-41. este período ocorre após o principio das dores. 


A vinda do esposo foi à meia-noite — a hora mais tenebrosa.  


Assim a vinda de Cristo será no período mais tenebroso da história deste mundo.  

  

Os dias de Noé e de Ló ilustram a condição do mundo exatamente antes da vinda do Filho do homem. Apontando para esse tempo, declaram as Escrituras que Satanás trabalhará com todo poder e “sinais, e prodígios de mentira”. 2 Tessalonicenses 2:9. 


Sua obra é revelada claramente pelas trevas que se adensam rapidamente, pela multidão de erros, heresias e enganos destes últimos dias. Satanás não só leva cativo o mundo, porém suas ilusões infectam até as professas igrejas de nosso Senhor Jesus Cristo. - PJ. 414.



Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. Mateus 25:7


Mateus 24:14 e Atos 1:8 começam a se cumprir pelo poder do Espírito Santo.


E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

Mateus 24:14


Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e sereis minhas  testemunhas, [...] até aos confins da terra.

Atos 1:8


Numa crise é que o caráter é revelado. Quando a voz ardorosa proclamou à meia-noite: “Aí vem o Esposo! Saí-lhe ao encontro!” (Mateus 25:6), e as virgens adormecidas ergueram-se de sua sonolência, foi visto quem fizera a preparação para o evento. Ambos os grupos foram tomados de surpresa; porém, um estava preparado para a emergência, e o outro não. PJ 224.2


E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mateus 25:8


Cinco delas, porém, tinham deixado de encher seus frascos. Não previram demora tão longa, e não se prepararam para a emergência.  - PJ 222.1


Essa é a classe que em tempo de perigo é encontrada bradando: Paz e segurança. Acalentam seu coração em sossego, e não sonham com o perigo. Quando despertos de sua indiferença, discernem sua destituição, e rogam a outros que lhes supram a falta; em assuntos espirituais, porém, ninguém pode remediar a deficiência de outros.  - PJ 224.1


O povo vê que foi iludido. Um acusa ao outro de o ter levado à destruição; todos, porém, se unem em acumular suas mais amargas condenações contra os ministros. Pastores infiéis profetizaram coisas agradáveis, levaram os ouvintes a anular a lei de Deus e a perseguir os que a queriam santificar.  - GC 655


Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. Mateus 25:9


A graça de Deus tem sido oferecida livremente a todos. Tem sido proclamada a mensagem do evangelho: “Quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.” Apocalipse 22:17. Todavia o caráter não é transferível. Ninguém pode crer por outro. Ninguém pode receber por outro o Espírito. Ninguém pode dar a outrem o caráter que é o fruto da operação do Espírito. “Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela (a Terra), vivo Eu, diz o Senhor Jeová, que nem filho nem filha eles livrariam, mas só livrariam a sua própria alma pela sua justiça.” Ezequiel 14:20. PJ 224.1


A religião de Cristo significa mais que o perdão dos pecados; significa remover nossos pecados e encher o vácuo com as graças do Espírito Santo. Significa iluminação divina e regozijo em Deus. Significa um coração despojado do próprio eu e abençoado pela presença de Cristo. Quando Cristo reina na alma há pureza e libertação do pecado. A glória, a plenitude, a perfeição do plano do evangelho são cumpridas na vida. A aceitação do Salvador traz paz perfeita, perfeito amor, segurança perfeita. A beleza e fragrância do caráter de Cristo manifestadas na vida, testificam de que em verdade Deus enviou Seu Filho ao mundo para o salvar. PJ 228.8


E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta. Mateus 25:10


Todos os que esperam o Noivo celestial são representados na parábola como se tivessem adormecido porque o Senhor retardou Sua vinda; mas os prudentes despertaram ante a mensagem de Sua aproximação e responderam à mensagem. O discernimento espiritual deles não havia se extinguido totalmente e eles, de um salto, se uniram ao cortejo. Ao se apropriarem da graça de Cristo, a experiência religiosa deles se tornou vigorosa e abundante, e suas afeições se fixaram nas coisas do alto. Discerniram onde estava a fonte de seus recursos e apreciaram o amor que Deus tinha por eles. Abriram o coração para receber o Espírito Santo, pelo qual o amor lhes foi derramado no coração. Suas lâmpadas foram abastecidas e acesas e emitiram constantes raios de luz em meio às trevas morais do mundo. Glorificaram a Deus, porque tinham o óleo da graça no coração e fizeram exatamente a obra que o Mestre fez antes deles: saíram para buscar e salvar o que se havia perdido (ST, 28/06/1910).


Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

Mateus 25:11


As dez virgens estão esperando na noite da história deste mundo. Todas dizem ser cristãs. Todas têm uma vocação, um nome, uma lâmpada, e todas pretendem fazer a obra de Deus. Todas aguardam, aparentemente, a volta de Cristo. Cinco, porém, estão desprevenidas. Cinco serão encontradas surpreendidas, aterrorizadas, fora do recinto do banquete. PJ 224.3


Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Mateus 25:12


“Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E, em Teu nome, não expulsamos demônios? E, em Teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” Mateus 7:22. Mas a resposta será: “Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim.” Lucas 13:27. Nesta vida não tiveram comunhão com Cristo; por isto não conhecem a linguagem do Céu, são estranhos às suas alegrias. “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:11. PJ 225.1


As palavras mais tristes que caíram em ouvidos mortais são aquelas da sentença: “Não vos conheço.” Mateus 25:12. Unicamente a comunhão do Espírito que desprezastes poderia unir-vos à multidão jubilosa que estará no banquete das bodas. Não podereis participar dessa cena. Sua luz incidiria sobre olhos cegos, e sua melodia em ouvidos surdos. Seu amor e alegria não fariam soar de júbilo corda alguma do coração entorpecido pelo mundo. Sois excluídos do Céu por vossa própria inaptidão para a sua companhia. PJ 225.2


Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora. Mateus 25:13


Não podemos estar prontos para encontrar o Senhor, acordando ao ouvir o brado: “Aí vem o Esposo!” (Mateus 25:6) e então tomar nossas lâmpadas vazias para enchê-las. Não podemos viver apartados de Cristo aqui, e ainda assim estar aptos para a Sua companhia no Céu. PJ 225.3


Eis o propósito moral da profecia: 


  • Confiança na fidelidade Divina. (Lucas 24:27)

  • Contrição de coração. (Salmos 51:11)

  • Vitória sobre o pecado (Romanos 6:37; Colossenses 1:27)

  • Entrega completa. (Salmos 51:10; Jeremias 26:14)

  • Transformação de caráter. (Mateus 4:4; I Pedro 2:2, II Pedro 3:18.)

  • Desconfiança de nós mesmos. (Mateus 26:33; Lucas 22:62)

  • Confiança na providência Divina. (Daniel 3:17-18)

  • Preparação para a crise. (Mateus 24:13; Lucas 12:40)


Depois de Sua ressurreição Jesus apareceu a Seus discípulos no caminho para Emaús, e, "começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dEle se achava em todas as Escrituras". Luc. 24:27. Comoveu-se o coração dos discípulos. Avivou-se-lhes a fé. Foram de novo gerados "para uma viva esperança" (I Ped. 1:3), mesmo antes que Jesus Se lhes revelasse. Era propósito de Cristo iluminar-lhes o entendimento, firmando-lhes a fé na "firme palavra da profecia". Desejava que no espírito deles a verdade criasse sólidas raízes, não meramente porque fosse apoiada por Seu testemunho pessoal, mas por causa da evidência inquestionável apresentada pelos símbolos e sombras da lei típica e pelas profecias do Antigo Testamento. Era necessário aos seguidores de Cristo ter fé inteligente, não só em favor de si próprios, mas para que pudessem levar o conhecimento de Cristo ao mundo. E, como primeiro passo no comunicar este conhecimento, Jesus encaminhou Seus discípulos para "Moisés e os profetas". Este foi o testemunho dado pelo Salvador ressuscitado quanto ao valor e importância das Escrituras do Antigo Testamento. - GC 349.


Muito alarde tem sido feito em relação a lei dominical, e nós corremos o risco de fazer dessa verdade, o centro de nossa mensagem; quando na verdade nossa mensagem é muito mais profunda.


O centro de nossa mensagem se concentra na obra de intercessão e purificação do santuário celestial.




essa é a mensagem do Primeiro anjo de Apocalipse 14:6-7


A segunda mensagem angélica é a queda de babilônia. nesta mensagem temos a prostituição da grande meretriz, que simboliza a quebra dos 2º e 4º mandamentos. se encontra em Apocalipse 14:8


E a mensagem do terceiro anjo, é justamente a mensagem do selamento do povo de Deus, pelo Espírito Santo. essa é a vinda do noivo e a vitória completa sobre o pecado.





Cristo venceu como Homem sem pecado, não caído, perfeito. Como Messias, ele obteve vitória sobre as tentações do inimigo, tornando-nos possível vencer como Ele venceu. Devemos vencer em todo encontro com o inimigo. Devemos ser vitoriosos tornando-nos participantes da natureza divina, escapando à corrupção que há no mundo mediante a sensualidade. Cada vitória que Ele conquistou em Sua humanidade torna-nos possível obter a vitória, por recebê-Lo e nEle crer. "Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." João 1:12.


A vitória sobre o pecado é a luta diária e a perseverança dos santos. 




Hoje, nós travamos uma batalha diária contra a tentação; temos vitórias e derrotas, mas mantemos nossa perseverança, pois cremos nAquele que nos capacita para a vitória [Jesus]. 


Pela operação do Espírito Santo em nossas vidas, diariamente, podemos vencer o pecado, e sermos perfeitos em Cristo dentro de nossa esfera. 




Isso não nos torna impecáveis, aquele que é impecável, não precisa lutar contra o pecado, pois a impecabilidade é um estado de incapacidade de pecar. quanto a nós, até que sejamos selados, ainda estaremos lutando contra o pecado.




Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Mateus 24:13

 [aqui temos a condição dos fiéis que ainda não foram selados]


Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Apocalipse 14:12 

[aqui temos a condição dos fiéis após terem sido selados]


A cada dia o Espírito nos mostra onde devemos vencer. Ele também nos fortalece para essa luta.


Muitos desistem de lutar, pois só enxergam suas derrotas; é justamente nesse momento que devemos olhar para o santuário celestial, depositar em nosso Salvador, as nossas petições de misericórdia, e pedir forças para sermos um vaso novo.


Essa é uma obra para a vida toda.


Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:12-14


A vitória sobre o pecado não é um estado de impecabilidade, mas um estado de consciência, que não justifica a si mesmo, mas tem sua completa dependência de Deus.



Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem [...]

Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor.

Jeremias 17:5 e 7


Os que estiverem vivendo sobre a Terra quando a intercessão de Cristo cessar no santuário celestial, deverão, sem mediador, estar em pé na presença do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o caráter liberto de pecado, pelo sangue da aspersão. Mediante a graça de Deus e seu próprio esforço diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal. Enquanto o juízo investigativo prosseguir no Céu, enquanto os pecados dos crentes arrependidos estão sendo removidos do santuário, deve haver uma obra especial de purificação, ou de afastamento de pecado, entre o povo de Deus na Terra. Esta obra é mais claramente apresentada nas mensagens de Apocalipse 14. - GC. 425.


O Decreto Dominical em si, é meramente o momento de prova, mas não é a mensagem central.










Hoje, temos colhido muito mais malefício do que benefício, ao falar sobre a iminência do decreto dominical, pois tem criado uma expectativa emocional, e sem verdadeira contrição.


Pouca atenção é dada à busca pelo Espírito Santo, mas nós vemos que Jesus trata esse caso como de suma importância; já que sem o Espírito de Deus, não podemos fazer nada por nós mesmos.



mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 1:8


No entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.

Mateus 25:4




De que adianta ficarmos gritando ai vem o noivo, sem que tenhamos óleo?

Virá a prova e seremos achados em falta, caso percamos de vista nossa verdadeira missão.


Decreto Dominical não é doutrina.

Decreto Dominical não é a mensagem.


Nossa mensagem é: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Apocalipse 14:7




Esse juízo não é a lei dominical, esse juízo é a obra do santuário.


Lembre-se de que somente pelo poder de Deus, suportaremos a prova que virá, portanto, hoje é tempo de buscar poder e libertação, pois não sabemos quão breve virá o nosso Salvador.




Baixe pelo Kindle o Livro O Propósito Moral da Profecia - Louis F. Were

é só clicar no livro.

Trato deste e de outros assuntos em meu canal no Youtube: Raciocínio Teológico

Escrito por Rafael Kovalski, Evangelista e Apologista Adventista, criador da página deolhonasevidencias.blogspot.com.br e do Canal Raciocínio Teológico no YouTube.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Apostasía- O Movimento da Carne Santa

Quadrinhos de Alberto Rivera Ex-Jesuíta

Livro Justificação pela Fé, Ellen White

Com os pés na areia e os olhos no mar

Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro