Com os pés na areia e os olhos no mar

 


Com os pés na areia e os olhos no mar



  • Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17


Este estudo pretende abordar o pequeno trecho de Apocalipse 12:17, que geralmente é passado por alto. 


Eu gostaria de compartilhar um pensamento a respeito dessa descrição de o dragão em se pôr em pé sobre a areia do mar.


Porém, antes de chegarmos até esse ponto do verso, precisamos responder algumas perguntas muito importantes:


Quem é o dragão?


  • E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos. Apocalipse 12:9


Aqui já temos a resposta da própria bíblia. 


Esse texto, além de nos mostrar quem é o dragão, ainda faz uma ligação com o livro de Gênesis 3.


Mas disso falaremos mais a frente...


O texto que nós estamos tomando por base é Apocalipse 12:17.


Quem é a Mulher?


  • Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17


O texto inicia dizendo que o Dragão ficou irado contra a mulher, perguntamos: Quem é a Mulher?


Muitos creem que essa mulher representa Maria, mãe de Jesus, e de fato a mulher também representa Maria, mas essa mulher representa muito mais do que isso.


Da mesma forma como todos somos filhos de Adão, também todos somos filhos de Eva.


Então a primeira pessoa a quem a mulher de Apocalipse 12 representa, é Eva:


  • E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. Gênesis 3:20


Mas não apenas isso, essa mulher representa todas as mulheres da história bíblica que carregam no ventre um predecessor de Cristo.


E mais ainda, essa Mulher representa a Igreja pura de Deus na terra (Efésios 5:23,32), que não contamina com as imundícies da grande meretriz.


A sua descendência?


  • Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17



Apesar de o dragão estar irado contra a mulher, ele vai pelejar contra os descendentes dela.


De que maneira o dragão vai fazer guerra contra os descendentes da mulher? 

R:Colocando os pés sobre a areia.


Na história do povo de Deus, o dragão procurou corromper ou matar qualquer um que aparentemente pudesse ser o Messias prometido em Gênesis 3:15.


Agora temos que responder uma pergunta:



O que significa "A Areia do Mar"


A areia do mar, significa o povo de Deus, que também é chamado de:


  • Descendência da mulher

  • Descendência de Abraão

  • Descendência de Jacó


A característica dos descendentes da mulher, é a mesma em toda a história:


  • Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17


A areia do mar representa os que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.


Mesmo que muitos afirmem que a lei foi dada apenas para os judeus, a bíblia não concorda com essa narrativa. 


A bíblia diz que os descendentes da mulher guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.


Sabemos pela revelação profética que o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Deus nunca deixou o seu povo sem direção neste mundo. 


  • Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas. Amós 3:7


Logo após o ser humano pecar, Deus deu a primeira profecia em Gênesis 3:15, a qual deixou a serpente bem atenta aos fatos da história. 


Os mandamentos de Deus são um guia seguro para sobreviver as artimanhas do inimigo.


Então percebemos que desde o Éden existe uma clara distinção entre os descendentes da mulher e os filhos do diabo.


  • Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17


Deus havia prometido a Abraão uma grande descendência, que representaria a religião verdadeira na terra.


  • Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, 

E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, 

Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos Gênesis 22:15-17


  • E disseste: Certamente eu te farei bem e dar-te-ei a descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar. Gênesis 32:12

 

Graças a fidelidade de Abraão, ele recebeu a promessa de que a sua descendência seria mui numerosa entre a terra, como a areia do mar.


Os Descendentes da Mulher e de Abraão


Muitos creem que as promessas feitas a Abraão, ainda irão se cumprir no Israel literal, porém existe um critério para ser contado como descendente de Abraão.


  • Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se vós fôsseis filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão.

Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão.

Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus.

Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.

Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.

Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

João 8:39-44


Veja que mesmo os judeus literais, não foram contados como descendência de Abraão, mas filhos do diabo. 


Deus considera filhos de Abraão, aqueles que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus.


  • Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

Também a tua descendência seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim.

Isaías 48:18,19


Diante de Deus, os que são contados como descendentes de Abraão, podem não ter sido pelo sangue de Abraão, mas são contados pelo sangue de Cristo.


  • Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;

Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.

Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência

Romanos 9:6-8


  • E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:29


As Estrelas do Céu


  • A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse. Apocalipse 12:4


Ainda falando a respeito do dragão, temos uma outra referência muito interessante em Gênesis, que parece ter ligação com Apocalipse 12:4


  • Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Gênesis 15:5


As estrelas na bíblia representam os anjos, mas também podem representar os mensageiros de Deus aqui na terra, como no caso de Apocalipse 14, onde aparecem 3 anjos pregando evangelho eterno, porém nós sabemos que somos nós quem temos a missão de pregar o evangelho eterno.


  • O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas. Apocalipse 1:20


  • Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. Daniel 12:3


O dragão, com a sua cauda, corrompeu a terça parte das estrelas de Deus, a cauda representa o falso profeta.


  • O ancião e o homem de respeito é a cabeça; e o profeta que ensina a falsidade é a cauda. Isaías 9:15


O oposto da cauda na bíblia é a cabeça.


  • E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir. Deuteronômio 28:13


Satanás agiu como um falso profeta, e enganou a muitos, da mesma forma como ele tem feito com a sua cauda hoje, com os seus falsos profetas.


  • E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mateus 24:11


O verdadeiro profeta de Deus que tem o testemunho de Jesus, precisa ensinar os mandamentos de Deus.


  • À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles. Isaías 8:20


E são estes a quem o dragão pretende enganar, da mesma forma como ele fez no céu.


  • Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mateus 24:24


Os descendentes de Abraão também eram representados como as estrelas do céu, pois eles deveriam revelar ao mundo a salvação.


  • Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.

Para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. Isaías 42:6,7


Por isso Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de uma grande nação. A promessa feita a Abraão, não era apenas para herdeiros genéticos, mas para todos que fossem nascidos de Cristo.


  • E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra. Gênesis 26:4


Pó comerás


  • Então, o Senhor Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Gênesis 3:14


A antiga serpente se tornou um grande dragão, e aquela que havia sido destinada a comer pó, agora vinha devorando os homens.


O que significa a serpente ser condenada a comer pó? Bom, a sentença dada a serpente me faz lembrar da sentença dada a Adão:


  • E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 3:17-19


Apesar de a sentença dada para cada um ter um sentido literal, as sentenças também possuem um sentido simbólico que nos faz entender melhor a sentença da serpente.


O homem antes do pecado comia os frutos de toda a árvore que dá semente, e os animais comiam a erva verde, porém, depois do pecado o homem foi condenado a comer a mesma comida dos animais, a erva do campo.


O significado por trás dessa mudança alimentar é que o homem que havia sido posto como o responsável por dominar os animais, foi subjugado por uma serpente, sendo assim, agora comeria a comida daquele por quem havia sido subjugado.


A serpente foi condenada a comer pó, e o homem é feito do pó…


a fim de Devorar


  • E a sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse

Apocalipse 12:4


O que significa ser devorado?


  • Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. 1 Pedro 5:8


A bíblia usa a palavra devorar ou tragar, para representar as duas estratégias de Satanás contra o povo de Deus. 


Devorar pode significar: matar ou levar ao pecado.


Satanás sempre usa as mesmas estratégias para destruir o povo de Deus, ou ele leva o povo de Deus ao pecado, ou, quando eles são fiéis, ele os leva à morte. A história é cheia de relatos de homens fiéis, que foram levados à prova da morte por sua fidelidade.


Satanás procurou destruir todos os descendentes fiéis da mulher, pois ele tinha em mente, a profecia de Gênesis 3:15.


  • Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15


Da mesma forma ele fez com Cristo. Satanás tentou matá-lo logo que nasceu. 


Não tendo sucesso, tentou fazê-lo pecar em Mateus 4. 


Não conseguiu, buscou levar os seus servos a matá-lo.


  • Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? João 8:46


Nós, quando nos associamos com Cristo, somos chamados a seguir o seu exemplo e resistir ao diabo.


  • Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,

o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca. 

1 Pedro 2:21,22


Deus havia profetizado que a serpente seria atingida mortalmente, mas de que maneira isso ocorreu?  Jesus destruiu a Satanás, na cruz. 


Na cruz, Cristo libertou os seus servos das garras de Satanás. E hoje nós não somos mais a areia debaixo dos pés do dragão, mas somos os pés sobre a cabeça da serpente.


  • Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Tiago 4:7


Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gênesis 3:15


A descendência de Abraão na profecia


  • Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai. Apocalipse 14:1


  • São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro;

e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.

Apocalipse 14:4,5


Apocalipse 14 fala a respeito dos 144 mil, que são os redimidos na terra, em uma linguagem figurada eles são apresentados como 12 mil de cada uma das tribos de Israel, mas sabemos que não se trata de Israelitas literais porque eles são comprados da terra e não apenas de Israel.


  • Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo. 1 Coríntios 6:20


Existem muitas razões para crermos que aqui está se falando dos descendentes de Abraão, dos quais falamos acima.


agora perceba o paralelo de Apocalipse 14 e 1 Pedro 2:


  • São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro;

e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.

Apocalipse 14:4,5


  • Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,

o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca. 

1 Pedro 2:21,22


É inegável que os dois escritores estão falando do mesmo grupo de pessoas. 


Livres


  • Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17


Quando o dragão pôs os seus pés sobre a areia do mar, ele estava pretendendo subjugar os habitantes da terra e fazer deste solo o seu reinado. 


Porém Jesus, o Descendente da mulher, o Messias prometido, cumpriu o seu propósito, e libertou-nos das garras de satanás. 


Veja o que Jesus disse:


  • Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:36


Independente de sua nacionalidade, você foi chamado para ser liberto por Jesus, e caminhar na caminhada da fé, libertando outros, com as palavras da verdade.


  • e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?

Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. João 8:32-34


  • Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6


  • Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Mateus 1:21


A missão de Jesus e de seu povo é apregoar a liberdade aos cativos de Satanás.


  • O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos. Lucas 4:18


No próximo estudo, vamos tratar da Besta que surge do mar como instrumento do dragão para trazer caos aos filhos de Deus.


Desejo que este estudo seja uma benção na sua vida, como foi na minha.


Trato deste e de outros assuntos em meu canal no Youtube: Raciocínio Teológico


Escrito por Rafael Kovalski, Evangelista e Apologista Adventista, criador do blog deolhonasevidencias.blogspot.com.br e do Canal Raciocínio Teológico no YouTube.

Leia também: 



Acesse nosso canal no Youtube:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Apostasía- O Movimento da Carne Santa

Quadrinhos de Alberto Rivera Ex-Jesuíta

Livro Justificação pela Fé, Ellen White

Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro