O Domingo é o Dia do Senhor?

  



Uma resposta ao Pr. João Brito Nogueira


A minha intenção com esta publicação, não é ser indecoroso, ou me considerar superior ao Pastor João Nogueira, mas apresentar uma resposta, que creio eu, estar mais coerente com a bíblia, do que as afirmações do referido Pastor.


Para acessar o post do Pr. João Brito Nogueira, ao qual estamos refutando, click aqui


Logo no início do seu post, ele afirma:


Assim como o sábado, era o “Dia da Lei”, o primeiro dia da semana, passou a ser o “Dia do Senhor”. -Pr. João Brito Nogueira


É impossível passar por alto essa declaração que carece de fundamento bíblico em dois pontos.


o “Dia da Lei”


Ao fazer uma pesquisa, no site bibliaonline.com.br, usando essa expressão “Dia da Lei”, os dois primeiros textos que você vai encontrar serão:

 

  • Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Salmos 1:2


  • Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. Salmos 119:97


É interessante notar que a bíblia nada fala sobre o dia da lei. O sábado não é o dia da lei, mas a lei do dia


o “Dia do Senhor”


Agora sim o Pastor usou uma expressão bíblica, porém, o nosso amigo pisou em solo sagrado, e perdeu a oportunidade de testemunhar a verdade.


toda tentativa de aplicar a expressão “Dia do Senhor” ao primeiro dia da semana, é frustrada.


O sábado do sétimo dia sempre foi chamado por Deus de: 



O primeiro dia da semana sempre foi chamado de:



E não foi por acaso


Nós encontramos 7 maneiras diferentes que a bíblia usa para se referir ao sábado, essas expressões se repetem na bíblia várias vezes.


Quanto ao primeiro dia da semana, encontramos 8 textos em que ele foi chamado da mesma maneira; de “o primeiro dia da semana”, “e não foi por acaso”.


Deus está afirmando 8 vezes que o primeiro dia da semana, continua sendo nada mais que o primeiro dia da semana.


Tentar aplicar a expressão “Dia do Senhor”, ao primeiro dia da semana, é como tentar torcer uma barra de 12mm de aço com as próprias mãos. 


O pior cego...


O primeiro texto usado como referência para o primeiro dia da semana, já começa dizendo que elas esperaram passar o sábado para irem ao sepulcro.


  • E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:1


Se nós formos para a passagem paralela em Marcos, vemos que elas observaram o mandamento.


  • E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.

E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. Marcos 16:1,2


Alguns argumentam que as mulheres não compraram unguentos, porque não havia nada aberto onde comprar durante o sábado. De fato os judeus não vendiam nada nesse dia, até passar o pôr-do-sol, mas eles “esquecem” que haviam mercadores estrangeiros fora de Israel, que vendiam praticamente de tudo.


Os judeus não podiam fazer valer as penas previstas na lei para alguém que transgredisse o sábado, pois eles eram subjugados pelos romanos. justamente este era um dos motivos, de os fariseus não poderem apedrejar Maria Madalena.


Em outras palavras... Os judeus transgressores tinham uma certa liberdade para comprar ou vender no sábado, e os fariseus não podiam condenar um judeu que quebrasse o mandamento do sábado, porque as autoridades romanas não permitiam.


Nesse caso, se as mulheres cressem que a cruz abolia o mandamento do sábado, não teriam esperado o sábado passar para embalsamar o Mestre; nem mesmo teriam guardado o sábado segundo o mandamento.


O próximo texto paralelo, é mais evidente ainda:


  • E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56


Lucas, de certa forma parece contradizer Marcos, ao dar a entender que elas já possuíam as especiarias e unguentos, e afirma ainda, que elas repousaram, conforme o mandamento.


  • E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. Lucas 24:1


Nota-se que elas estavam ansiosas por embalsamar o mestre, e de acordo com Lucas, elas aguardaram a passagem do sábado conforme o mandamento.


  • E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.

E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol. Marcos 16:1,2


Veja que ao mesmo tempo que Marcos disse que elas esperaram passar o sábado para comprar os unguentos, e que elas foram ao nascer do sol...


...Lucas diz que elas foram muito de madrugada, ao sepulcro, levando as especiarias que elas já possuíam e já haviam preparado.


Independente da pequena discordância entre os evangelistas, a respeito de quando elas obtiveram os unguentos; os dois se preocupam da mesma forma, em deixar muito claro, que elas não quebraram o mandamento do sábado, mesmo após a morte do Mestre.


E a importância do primeiro dia das semana para os evangelistas, é em deixar claro que elas só fizeram alguma coisa no primeiro dia das semana, pois estavam santificando o santo do do Senhor.


Muitos afirmam que Jesus havia dado um novo mandamento, mas aqui fica muito claro que, o novo mandamento de Cristo, não aboliu o sábado.


Elas sabiam que o mestre considerava o sábado, um dia sagrado.


  • E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. Lucas 4:16



Se em algum momento, elas tivessem recebido ordem para transgredir o sábado como alguns dizem, embalsamar a Cristo seria o momento perfeito para isso.


Sabemos que Maria Madalena, não media esforços para honrar a Jesus, pois ela fez mais do que qualquer um já havia feito pelo mestre. 


Foi para essa discípula fiel, que o mestre apareceu primeiro.


  • E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

Marcos 16:9


Caso fosse do interesse de Jesus, que o primeiro dia da semana fosse adotado com o “Dia do Senhor” a partir desse momento, Ele teria dito a ela, mas, pode-se dizer que Jesus se “esqueceu” de falar para Maria, o que de acordo do Deuteronômio 29:29 não faz nenhum sentido.


Jesus não tinha o hábito de esquecer o motivo de sua missão. Ele cuidava detalhadamente de tudo o que falava e fazia, para que se cumprisse o que devia se cumprir.



Não me Detenhas


O próximo texto usado como argumento para defesa do primeiro dia da semana está no evangelho segundo João.


  • E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro. João 20:1


Esse texto literalmente não diz nada, o texto apenas repete tudo o que já lemos antes, mas vamos pro próximo, talvez tenha algo que sirva de argumento.


  • Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. João 20:17


Aqui nós temos o contexto relevante, para fortalecer o verso 1, e o que temos aqui? além de repetir o que todos os textos anteriores já disseram, não temos nada que torne esse dia santo.


  • Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. João 20:19


“Os discípulos estavam reunidos no primeiro dia da semana, e Jesus (já ressuscitado), lhes apareceu e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo” - Pr. João Brito Nogueira


O que o Pastor se “esqueceu” de citar é que eles estavam reunidos com as portas trancadas, porque até aquele momento, eles criam que Jesus ainda estava morto; portanto estavam de luto e com medo dos judeus.


O Pastor se “esqueceu” também, que Tomé não estava com eles nesse dia, ou seja, nem todos estavam ali nesse “domingo santo”.


Não tem nada nesse verso, que diga que o primeiro dia da semana se tornou santo.


Jesus esperou uma semana

  • Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!

João 20:26


A tentativa desesperada de dar significado ao primeiro dia da semana, é assustadora. o Pastor ignora completamente o contexto que diz: 


  • Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.

Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.

João 20:24,25


O contexto mostra que Jesus esperou uma oportunidade, em que Tomé estivesse junto com os discípulos, para lhe dar testemunho da ressurreição. 


João foi claro em dizer, que nem tudo foi escrito, do que ocorreu, e que Jesus fez muitos sinais diante dos discípulos.


O Pastor se “esquece” que Jesus apareceu outra vez, e a bíblia não diz que Ele esperou para que caísse em um domingo novamente, mas caso Ele tenha esperado que caísse em um domingo, vemos que eles estavam trabalhando, pescando. 


Vemos que de fato, o critério para Jesus aparecer, não é que caia em um domingo.


O dia de Pentecostes


  • Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. Atos 2:1


A pergunta que eu faço aqui é: O que eles estavam fazendo reunidos neste dia?


  • E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Atos 1:4


  • mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Atos 1:8


Como eu havia dito antes, Jesus não tinha o hábito de esquecer as coisas. Ele havia dado instruções de que não se ausentassem de Jerusalém, até que recebessem poder do alto e de acordo com o ritual do santuário, isso só se daria no dia de pentecostes, o dia ideal para pregar o evangelho, pois Jerusalém estaria lotada.


Porém o que fica faltando aqui, é a ordem para santificar o primeiro dia da semana.


o que falta na bíblia para dar peso a afirmação do Pastor é:


“e no primeiro dia da semana, que é o dia do senhor, se reuniram os apóstolos."


Já está acabando os textos referente ao primeiro dia da semana, e nós não vimos uma só ordem para que este seja o memorial da ressurreição. 


  • “No mesmo primeiro dia da semana foi pregado pelo apóstolo Pedro o primeiro sermão evangelístico sobre a morte e ressurreição de Jesus. (Atos 2:14) E também não foi por acaso.” - Pr. João Brito Nogueira


Com certeza, não foi por acaso, eles haviam recebido o Espírito Santo naquele dia, não faria sentido, eles esperarem o dia seguinte para começar a pregar,  afinal Jerusalém estava lotada de pessoas de todas as nações. ou seja, isso não ocorreu por ser domingo, mas por ser o dia ideal para se pregar as boas novas. afinal de contas, todos estavam em Jerusalém.


Veja que como no caso de Tomé, o ocorrido não se deu porque tinha que ser no domingo, mas por causa das pessoas que estavam ali. 


“O milagre da multiplicação”  


  • “Neste primeiro dia da semana os quase três mil convertidos foram unidos a primeira “eclesia” (Igreja) neo-testamentária (Atos 2:41). E não foi por acaso.”  - Pr. João Brito Nogueira


Aqui o Pastor está fazendo “o milagre da multiplicação do domingo”, juntando todas as ocorrências daquele dia, como se fosse um critério para as igrejas cristãs.  


Até aqui, ainda não tivemos uma única ordem para se observar o domingo. interessante que da mesma maneira que Jesus não falou para Maria Madalena guardar o domingo, nem falou para os discípulos nas 3 aparições dele a eles; no sermão de Pedro, ele fala a respeito da morte e principalmente ressurreição de Jesus, sem citar o domingo como novo dia de guarda. 


  • “No mesmo primeiro dia da semana o rito do batismo cristão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, foi administrado pela primeira vez (Atos 2:41). E também não foi por acaso.”  - Pr. João Brito Nogueira


Na multiplicação do domingo o Pastor agora cita o batismo cristão em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas ainda não apresentou a ordem para os cristãos batizados, para guardarem o domingo, porque Jesus ressuscitou no domingo.


Dia de partir o pão?


  • Depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles naquele porto, onde passamos uma semana.

No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite. Atos 20:6,7 


O argumento de partir o pão no domingo é bem comum, mas eles partiam o pão toda vez que comiam, da mesma maneira que nós usamos a expressão tomar café da manhã, mesmo que não haja café na mesa. É curioso que o Pastor não tenha usado esse argumento em favor do domingo.


Porém o Pastor usou o argumento de que eles estavam reunidos no primeiro dia e ouviam a mensagem proferida pelo apóstolo Paulo.


Nós temos um vácuo de 18 capítulos, até aqui, sem citar o primeiro dia da semana, e até agora nem uma das vezes em que foi citado, os apóstolos disseram que o domingo seria um memorial da ressurreição.


Agora que foi citado outra vez, o Pastor se "esqueceu" de analisar o contexto:


  • Depois dos dias dos pães asmos, navegamos de Filipos e, em cinco dias, fomos ter com eles naquele porto, onde passamos uma semana.

No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite.

Atos 20:6,7


O texto deixa claro que Paulo iria viajar no dia seguinte, e os ouvintes estavam aproveitando a sua curta presença para ouvir suas palavras.

É interessante que a ressurreição de Jesus foi citada várias vezes no livro de atos, e nas cartas posteriores, mas o domingo nunca foi apresentado como dia santo por isso.


entregassem as suas ofertas


  • “O apóstolo Paulo ordena a todas as Igrejas da Galácia e a Igreja de Corinto para que no primeiro dia da semana os cristãos entregassem as suas ofertas” - Pr. João Brito Nogueira


Não quero questionar a honestidade do Pastor, mas aqui, provavelmente ele teve uma "mega amnesia". 


  • Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia.

No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for.

1 Coríntios 16:1,2


O conselho de Paulo aqui, não dá margem para interpretar de forma tão equivocada. 


Paulo não deu ordem para que fossem recolhidas as ofertas no primeiro dia da semana, mas que elas fossem separadas EM CASA desde o primeiro dia da semana, e FOSSEM JUNTANDO durante a semana, para quando Paulo fosse para lá, aí então fossem recolhidas.


Arrebatado no Espírito no dia do Senhor


O dia do Senhor, de Apocalipse 1:10, não pode ser outro, que não seja sábado, pois como nós vimos até aqui, não tivemos uma única ordem para se observar o domingo como dia santo. 


No entanto o sábado do sétimo dia sempre foi chamado por Deus de: 



O primeiro dia da semana foi citado 8 vezes no novo testamento, sem nenhuma ordem para ser observado como memorial da ressurreição. 


O sábado foi citado 56 vezes no novo testamento.


O Pastor termina seu post dizendo: 


  • “VIVEMOS NA ERA DA GRAÇA... E GUARDAMOS O DIA DO SENHOR. Honramos a Jesus Cristo que é Senhor do Sábado” - Pr. João Brito Nogueira



Mais uma vez, ele faz afirmações que ferem as verdades bíblicas.


Adão e Eva, só tiveram suas vidas poupadas, graças ao cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, ninguém foi salvo pela obediência à lei, todos no antigo testamento foram salvos pela graça mediante a fé. Hebreus 11

A era da lei 

  • e não podemos nos deixar levar por “cristãos judaizantes” apegados a era da Lei.” - Pr. João Brito Nogueira


A era da lei só irá passar no dia em que formos transformados. isso é tão lógico que se vc perguntar se podemos matar ou adulterar, o Pastor dirá que não. mas porque estamos presos a essas leis? a era da lei não passou? porque temos que guardar o domingo? a era da lei não passou?


  • Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Mateus 5:17-19


A lei e os profetas vigoraram até João

  • A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16:16


Quando eu achava que o Pastor iria mudar o curso da história, e fechar o tema com um texto que fortalecesse o argumento dele, ele apresenta Lucas 16:16.


Isso é impressionante, porque, se você ler o versículo seguinte:


  • E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Lucas 16:17


Você percebe que Jesus está afirmando a mesma coisa que Ele disse em Mateus 5:17-19


Ouçamos o que Paulo disse a Tito 


  • Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade. Tito 1:14


Mandamentos de homens


  • Seria justo dizer que os dez mandamentos são fábulas judaicas?

  • Será que Paulo estava sendo contra os mandamentos de Deus?


Ouçamos o que Paulo disse a Tito:


  • Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. Tito 1:3


Que se desviam da verdade


  • por acaso os mandamentos de homens que se desviam da verdade, são o mesmo mandamento de Deus, nosso Salvador, ao qual foi confiado a Paulo?

  • Por acaso o mandamento de Deus se desvia da verdade?


Ouçamos o que Paulo disse aos Romanos:


  • E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom. Romanos 7:12 


  • Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes confirmamos a lei.

Romanos 3:31


  • Por acaso o mandamento de Deus se desvia da verdade?


  • Tu estás perto, ó Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade. Salmos 119:151


  • Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me. Salmos 119:86


A tentativa do Pastor João Brito Nogueira, de descredibilizar a lei de Deus, em especial ao 4º mandamento, não tem respaldo bíblico, e nem apoio de Jesus.


  • Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5:18,19   


Desejo que o Pastor João B. Nogueira, leia este post e seja tocado pelo Espírito Santo, e repense a respeito da santa lei de Deus.


Desejo também que este post, sirva de apoio aos fiéis cristãos de todas as denominações, que estejam buscando a verdade pela palavra de Deus.


  • E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32


Para acessar o post do Pr. João Brito Nogueira, ao qual estamos refutando, click aqui


Trato deste e de outros assuntos em meu canal no Youtube: Raciocínio Teológico

Escrito por Rafael Kovalski, Evangelista e Apologista Adventista, criador do blog deolhonasevidencias.blogspot.com.br e do Canal Raciocínio Teológico no YouTube.

Leia também: 



Acesse nosso canal no Youtube:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Apostasía- O Movimento da Carne Santa

Quadrinhos de Alberto Rivera Ex-Jesuíta

Livro Justificação pela Fé, Ellen White

Com os pés na areia e os olhos no mar

Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro