Comum ou Imundo?


Comum ou Imundo


  • E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.

No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.

E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.

Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.

E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

Atos 10:11-15



Podemos comer de tudo?


Geralmente essa passagem é usada para defender a ideia de que Deus purificou todos os tipos de “alimentos”, especialmente o versículo 15:


  • E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

Atos 10:15


É incrível como muitas denominações cristãs se favorecem de textos isolados para afirmar algo que não resiste a uma análise aprofundada.


Nota-se que para muitas denominações, o critério para se defender algo, não necessariamente depende de um forte fundamento bíblico, mas um único verso, já é suficiente.


De fato, se nós negarmos a necessidade de buscar o contexto, podemos afirmar que Deus purificou todos os animais, para mantimento, mas foi que Pedro entendeu?


Um grande lençol


A visão de Pedro era algo surpreendente. 


Ele vê um lençol com toda espécie de animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu. Deus havia dado uma lista de animais limpos e imundos em Levíticos 11, com detalhes do que nós podemos ou não comer.


Nesse lenços havia animais comuns e imundos, quer dizer; havia animais que eram considerados limpos e imundos, porém, quando alimentos limpos estão a mesa, junto a alimentos imundos, para um judeu, eram considerados comuns, e automaticamente, imundos.


Mata e come


Vemos em Daniel 1:8, que Daniel,  resolveu firmemente, não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia…


Nem tudo o que o Rei tinha a mesa era imundo, mas os alimentos puros, se tornavam comuns ao estarem a mesa de alimentos imundos. e qualquer pessoa que comesse desses alimentos, era como se tivesse comido de alimentos imundos, ou seja, estava contaminada.


Havia outra situação que contaminava os alimentos puros; serem sacrificados ou dedicados aos ídolos.


Toda a mesa que continha alimentos puros e imundos, certamente passava por uma certa prece de dedicação a deuses pagãos. 


Só de alimentos puros e impuros estarem juntos na mesma mesa, já era motivo para um judeu, manter-se afastado.


O que contamina o homem


Muitos usam o texto de Mateus 15:11 para dizer que podemos comer de tudo sem desagradar a Deus.


  • Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. Mateus 15:11


Mas quando lemos o verso 20, vemos que Jesus não estava falando de alimentos, mas de lavar a mãos.


  • São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina. Mateus 15:20


E a atitude de Pedro diante da ordem para matar e comer os animais do lençol, é uma clara evidência de que os discípulos entendiam, que Mateus 15:11, não se referia a animais impuros.


Nunca comi coisa alguma comum e imunda


Esse relato nos mostra como deve ser a postura de um cristão fiel a Deus. 


  • Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Gálatas 1:8


Pedro estava duvidando entre si acerca do que seria aquela visão [Atos 10:17], mas em nenhum momento, ele matou e comeu os animais do lençol zoológico. 


Pedro sabia que algo estava errado, pois Deus não muda [Malaquias 3:6]  e nem se contradiz.


Pedro estava seguindo o exemplo de Daniel, ao rejeitar comer estes animais.


Um cristão, temente a Deus, jamais questionaria uma ordem de Deus, mas devemos lembrar que Eva havia sido enganada pela serpente mudando levemente a ordem de Deus [Gênesis 3:4], e Pedro sabia bem disso. 


Pedro estava atento a ordem bíblica e curioso acerca do significado da visão.


Não faças tu comum ao que Deus purificou


Para Deus não havia discussão quanto aos animais imundos, a questão estava nos animais comuns.


  • E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.

Atos 10:15


Precisamos cuidar para não nos confundirmos; gentios não são ímpios. veja o que Pedro fala a respeito dos ímpios:


  • Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para o fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.

2 Pedro 3:7


Cornélio o centurião


Cornélio era gentil, mas definitivamente não era ímpio, pelo contrário, Cornélio era Piedoso e temente a Deus:


  • E havia em Cesaréia um homem por nome Cornélio, centurião da coorte chamada italiana,

Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus.

Atos 10:1,2 


Um ímpio pode ser gentil ou judeu, continua sendo ímpio, da mesma forma que um justo pode ser judeu ou gentil, Deus o considera limpo.


Entendendo a visão


O que Pedro não estava entendendo era que aquela visão estava sendo-lhe mostrada como algo figurado, pois ele estava prestes a se encontrar com pessoas que, aos olhos do povo judeu, eram pessoas imundas.


  • E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.

E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.

E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.

Atos 10:17-19


Enquanto Pedro ainda estava tentando entender o significado da visão, três homens chegam a procura de Pedro. 


Felizmente para o alívio de Pedro, a visão enfim tinha sua explicação.


  • E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo. Atos 10:28


Pedro entendeu que a visão não tinha a ver com animais puros e imundos, mas com  judeus e gentios.


  • Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus? Atos 11:17


Pedro enfim entendeu o que Paulo já havia entendido, que Deus não faz acepção de pessoas:


  • Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.

Gálatas 3:28,29


Vemos que o que Deus queria fazer no coração de Pedro, era quebrar o muro do preconceito que ainda estava enraizado ali.


Deus purificou todos os alimentos


Essas passagens não podem ser utilizadas para afirmar que todos os alimentos foram purificados, isso é negar o contexto, e agredir a inteligência de Deus.


O curioso é que até Pedro já tinha entendido do que estava falando a visão, mas muitos pastores ainda não entenderam, e ensinam os seus membros a transgredirem a ordem de Deus.


Jesus morreu para salvar o mundo dos seus pecados, [Mateus 1:21], e não para purificar alimentos imundos.


A Ceia de Deus


Agora eu pergunto; que evidências nós encontramos na bíblia para afirmar que a visão de Pedro não tinha como propósito purificar animais imundos?


  • Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável. Apocalipse 18:2


Veja que para Deus ainda existe todo gênero de ave imunda e detestável, essas são as aves convidadas a se banquetear da carne dos ímpios.


  • Então, vi um anjo posto em pé no sol, e clamou com grande voz, falando a todas as aves que voam pelo meio do céu: Vinde, reuni-vos para a grande ceia de Deus,

para que comais carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e seus cavaleiros, carnes de todos, quer livres, quer escravos, tanto pequenos como grandes.

Apocalipse 19:17,18


Essas são as aves de rapina e aves carniceiras. Jesus fala a respeito deste banquete:


  • Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres. Mateus 24:28


Ninguém pois vos julgue por comida ou bebida


Como vimos, Atos 10:11-15, não pode ser usado para afirmar que animais imundos foram purificados, e aprendemos também, que para Deus, todos somos iguais, quer sejamos brancos ou negros; homens ou mulheres; adultos ou crianças… 


Desde que aceitemos a Cristo como nosso Salvador, somos todos filhos de Deus e herdeiros segundo a promessa que foi feita a Abraão [Gálatas 3:29]  

É possível que, a essa altura, alguns ainda busquem justificar que Colossenses 2:16, nós dá liberdade para comer os animais imundos de Levíticos 11.


Mas quem afirma isso está dando um verdadeiro tiro no pé.


Quer saber o porquê?


Leia este breve artigo:  Um breve estudo sobre Colossenses 2:16


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Apostasía- O Movimento da Carne Santa

Quadrinhos de Alberto Rivera Ex-Jesuíta

Livro Justificação pela Fé, Ellen White

Com os pés na areia e os olhos no mar

Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro