Jesus quebrava o sábado?

 



Algo muito interessante que nós podemos perceber, é que nós nunca vemos Jesus criticando os fariseus por guardarem o sábado. 


Os frequentes debates entre Jesus e os fariseus no que diz respeito ao sábado, sempre ocorriam sobre a maneira correta de se observar o sábado.


As pautas que Jesus abordava, eram sempre a respeito do que era lícito fazer no sábado:


  • E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.

E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem.

E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio.

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.

E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.

E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.

Marcos 3:1-6


No texto acima, percebemos que aqueles que julgavam Jesus por curar no sábado, escondiam em seus corações o desejo de matá-lo e ao trazer a questão de se “É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?” Jesus estava pondo a prova o julgamento deles a respeito dEle.


O que quero dizer com isso? Jesus está evidenciando que Ele é Deus, pois pode ler os corações e trazer às claras os desejos escondidos do coração, por isso “eles calaram-se”. 


Jesus sabia que eles “procuravam ver como o matariam”.


O Sábado e a Divindade de Jesus


perceba que nas discussões sobre o sábado, sempre estava em pauta também a divindade de Cristo.


Isso não é uma simples coincidência, mas Jesus literalmente administrava as questões, com intuito de deixar evidente que eles estavam falando com o próprio Deus. Era como se Jesus procurasse os fariseus para provocar-lhes. na verdade era de seu interesse trazer à baila essas discussões. 


Olhe este caso abaixo: 


  • E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.

E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. E aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara. E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 

Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

João 5:5-18


No caso do texto acima percebemos que a discussão não era apenas o sábado mas também a divindade de Cristo. Indubitavelmente, Jesus é Deus, e não é isso que queremos tratar neste estudo.

Mas precisamos perceber os motivos que levaram os fariseus a quererem matar Jesus.


Além de Jesus não ter quebrado o sábado, Ele ainda confirmou ser Deus.


Jesus fala para o homem recém curado: “Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior” (Onisciência), sabemos que Jesus nunca usou os seus poderes para benefício próprio, mas para revelar o Pai e para trazer alívio aos aflitos (Isaías 61:1-2).


Jesus demonstrou saber exatamente qual era o motivo de aquele homem ter estado enfermo por tantos anos, e em particular lhe disse que ele estava tendo uma nova oportunidade, porém com uma condição, “não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior”. 


Mais adiante Jesus entra novamente em discussão com os fariseus e responde: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.”


outra vez Jesus revela sua divindade para eles, mas eles só conseguiam pensar em tirar-lhe a vida.

eles não podiam admitir um Deus que se recusasse a aceitar a guarda do sábado como eles faziam.


Os Hipócritas originais e os Neo-Hipócritas 


Hipócrita:

substantivo masculino e feminino

Quem demonstra uma opinião que não possui ou dissimula qualidades que não têm; fingido.

Pessoa que finge sentir o que não sente; falso.

adjetivo

Que se comporta com hipocrisia; que esconde seus reais sentimentos, intenções, opiniões; falso.

Que demonstra uma virtude ou qualidade que não possui.


Frequentemente os guardadores do sábado, hoje, ouvem todo tipo de acusação, exatamente como ocorria com Cristo. Os hipócritas de plantão estão sempre ansiosos observando os guardadores do sábado se comprarão remédio no sábado, ou se ligarão a luz dentro de casa no sábado, ou se ligarão o chuveiro no sábado, para os acusarem.


E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. (Marcos 3:2).


Se você pratica algo corretamente e julga outra pessoa por praticar errado, é uma coisa. 


Os hipócritas na época de Jesus, diziam guardar o sábado, mas...

  • Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber?

Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos? Lucas 13:15,16


Jesus não tinha condenado os fariseus por desprender da manjedoura o boi ou o jumento, para beber água no sábado. Jesus estava condenando eles por considerarem o boi ou o jumento mais do que aquela mulher.


Ou seja, eles faziam o mesmo que Jesus, só que pelos animais, a fim de poupar um prejuízo financeiro. eles eram verdadeiros hipócritas.


Mas os hipócritas de hoje evoluíram, eles não praticam, e ainda exigem perfeição em algo que eles crêem não ser relevante; aí já é uma coisa bem diferente.


O padrão de perfeição para a guarda do sábado, de acordo com os “neo-hipócritas”, são os fariseus.


Mas mesmo os fariseus sabiam que curar no sábado, não era quebrar o mandamento.


  • Então, Jesus, dirigindo-se aos intérpretes da Lei e aos fariseus, perguntou-lhes: É ou não é lícito curar no sábado?

Eles, porém, nada disseram. E, tomando-o, o curou e o despediu.

Lucas 14:3,4.


As exigencias que os fariseus faziam a respeito do sábado, ofuscavam a Deus, e colocava o homem em uma condição de escravidão ao sábado.


Veja mais essa ocorrência:


  • Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado? 

Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?

Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem. Mateus 12:10-12


Ao mesmo tempo que eles salvavam uma ovelha do buraco, e desprendiam da manjedoura o boi ou o jumento, eles acusavam Jesus de quebrar o sábado por trazer a cura às pessoas que sofriam a anos. 


Nem salvar os animais, quebrava o mandamento, nem Jesus curar os enfermos quebrava o mandamento, e eles sabiam muito bem disso, por isso eles se calavam diante dele (Confira Lucas 14:3,4).


E muitos ao acusarem os guardadores do sábado, hoje, querem tomar os fariseus como exemplo, e não percebem que fazendo isso estão acusando Jesus de transgressor da lei.


Jesus obedeceu toda a lei


  • Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. João 15:10.





O sábado e a justiça própria


Qualquer um que queira se justificar diante de Deus por guardar o sábado ou obedecer qualquer outro mandamento, será rechaçado por Deus, da mesma maneira como Deus rejeitou os sábados, os holocaustos, os cordeiros, as luas novas, as ofertas, etc... no antigo testamento (Isaías 1:10-17).


E porque Deus rejeitou? por haver falta de piedade verdadeira.


  • Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.

Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas. Isaías 1:16,17


Note que a maneira como Jesus tratava as pessoas era exatamente o que Ele havia pedido que eles fizessem, porém seus corações estavam cada vez mais endurecidos, e apesar de eles obedecerem a letra da lei, seus corações só maquinavam a morte.


Os Judeus usavam a lei para acusar e matar, por isso Paulo diz que a letra mata (II Cor 3:6).


O Real propósito da lei


Muito provavelmente, ao ler João 15:10, os Neo-hipócritas irão apelar para João 15:12, a fim de desmerecer os mandamentos do decálogo.


  • Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. João 15:10


  • O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12


Aí acusam a lei do decálogo de não ser a mesma lei do amor de Cristo, mas aí perguntamos: qual é o real propósito da lei? O real propósito da lei é amar, e isso estava bem claro no antigo testamento, mas, o amor se perdeu na tradição e dureza de coração dos depositários da lei. 

  • Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:8) 

  • Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. (Deuteronômio 6:5) 

  • Amarás, pois, ao SENHOR teu Deus, e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos, e os seus juízos, e os seus mandamentos, todos os dias. (Deuteronômio 11:1) 

  • E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. (Deuteronômio 11:13) 

Note que o amor era o critério verdadeiro para de fato obedecer a lei desde o AT. este não era o caso dos fariseus. Apesar de eles alegarem serem seguidores da lei, eram eles quem quebravam a lei, quando faziam sem piedade, misericórdia e amor, portanto a justiça deles era para a morte.

  • Tão certo como a justiça conduz para a vida, assim o que segue o mal, para a sua morte o faz. Provérbios 11:19

Nós até podemos obedecer a letra da lei, mas a falta de amor a Deus e ao próximo, são a nossa ruína. Nossa obediência não é suficiente para nos salvar e nossa justiça própria, é trapos de imundícia (Isaías 64:6).


Não penseis que vim abolir a lei


Desde o verso 17 até o verso 20 de Mateus 5, Jesus admite que a lei perduraria pelas gerações futuras, até que o céu e a terra passem. e mais uma vez Ele fala a respeito dos fariseus: 


  • Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20


Guardar a letra da lei não vai garantir a salvação de ninguém, mas dizer que ama a Jesus ao passo que rejeita sua lei, com certeza vai deixar muita gente do lado de fora.


  • Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:14,15


Jesus não veio abolir a lei, mas colocar em prática o real sentido do sábado (Mateus 5:17).

Tudo quanto se havia profetizado a respeito de Jesus, Ele cumpriu (Isaías 61:1-2).


Agora, estamos desobrigados de guardar a lei por conta de Jesus haver cumprido?


Estamos desobrigados de guardar a lei?


É de fato uma linha muito tênue, que deve nos fazer pensar, qual o real motivo que nos faz querer ir para o céu? Se a primeira resposta não for, Jesus, precisamos repensar em nossos motivos.


Se não amamos a Deus sobre todas as coisas, estamos desobrigados de guardar a lei (Deuteronômio 6:5).


Se não amamos ao próximo como a nós mesmos, estamos desobrigados de guardar a lei (Levítico 19:8).


Se não tiver amor, estamos desobrigados de guardar a lei (I Coríntios 13:1-3).


O sábado só deve ser observado, se haver amor envolvido, senão, estamos desobrigados de guardar a lei (Isaías 56:6)


Jesus aboliu apenas o sábado


Jesus nunca condenou os fariseus por guardarem o sábado, mas condenou a hipocrisia deles, que ao mesmo tempo que queriam ensinar o Senhor do sábado, como o sábado deveria ser guardado, planejavam como matá-lo. (Mateus 23:3, João 5:18)


Jesus no entanto dizia que devemos observar e fazer todas as coisas que eles diziam que deveria ser observado, porém não devemos imitar as suas obras. pois eles diziam observar toda a lei de Deus, mas na verdade eles desprezavam o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé. (Mateus 23:23)


Jesus diz que nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus. (Mateus 5:20)


Passagens Bíblicas:


  • Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem. Mateus 23:3


  • Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23


  • Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. Mateus 5:20


Vemos que de fato Jesus nunca condenou a guarda do sábado, mas reafirmou, e reeducou os discípulos a respeito. 


Quem é Deus?


O sábado é um sinal da autoridade de Deus. Guardar o sábado é reconhecer a sua autoridade como único Deus verdadeiro, criador dos céus e da terra. Isso irritava os fariseus, pois a justiça deles ficava evidente.


O Senhor do sábado (Mateus 12:8), fez o sábado para o homem (Marcos 2:27). e os seus discípulos reconheciam isso (Apoc 1:10).


  • Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus. João 5:18


E no tempo do fim, uma das principais discussões entre os crentes é “Quem é Deus?”


Muitos cristaps perderam a fé de que Deus tenha criado o mundo em 7 dias literais. desenvolvem uma interpretação humanista das escrituras, na tentativa de justificar que os relatos de Gênesis 1 e 2, são uma forma alegórica de falar.


Questionam a Existência de Adão e Eva

Questionam a Criação pela palavra de Deus

questionam a semana literal 


Enfim…Quem de fato é o Deus verdadeiro?


  • Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7


O Deus verdadeiro é o criador que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas


O Pai (Gênesis 1:1)

O Filho (João 1:1-3)

O Espírito Santo (Gênesis 1:2)


O mundo foi feito pela sua palavra: 


  • Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Salmos 33:6


O sábado se faz necessário hoje, pois em meio a tanta confusão religiosa, o verdadeiro Deus Criador está sendo ofuscado. Guardar os mandamentos do Senhor, nos assegura que estamos adorando o verdadeiro Deus Criador.


  • As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos. Salmos 119:73


A Lei de Deus tem sido deixada para trás, geração após geração, graças ao inimigo de Deus.


  • E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo. Daniel 7:25


  • Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25


O contexto de Romanos 1:25 é muito significativo:


  • Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis. Romanos 1:20


Sábado dos judeus?


Se todas as coisas criadas pertencem a Deus, pelo fato de Ele ter criado, porque o sábado é dos judeus?


eu me pergunto, de onde tiraram essa afirmação; quer dizer, onde diz na bíblia que o sábado era dos judeus?


Essa afirmação é realmente uma tentativa frustrada de dar peso a uma mentira. em nenhum momento na bíblia, o sábado é chamado de sábado dos judeus.


  • E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. João 2:13 


  • E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. João 7:2 


  • Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César. Atos 25:8 


Interessantemente Jesus é chamado de Rei dos Judeus:


  • Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mat 2:2 


  • E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes. Mat 27:11 


  • Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus. João 19:21


Jesus nunca se intitulou Rei dos Judeus; eram outros que davam a ele este título, porém a bíblia diz que Ele não é simplesmente o Rei do Judeus, mas o Rei dos reis.


  • A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores. 1Tm 6:15 


  • Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. Apo 17:14 


  • E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Apo 19:16 


Da mesma forma, a bíblia nunca chamou o sábado de sábado dos judeus, essa é uma prerrogativa criada pelos Neo-Hipócritas. 


Qualquer pessoa de qualquer nação, que quisesse servir e amar ao Deus verdadeiro, deveria abraçar a aliança sabática.


  • Aos estrangeiros que se chegam ao Senhor, para o servirem e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança. Isaías 56:6


O sábado do sétimo dia sempre foi chamado por Deus de: 


  • Meu santo dia

  • Dia do Senhor

  • Santo dia do Senhor

  • Santo sábado do Senhor

  • O sábado do SENHOR teu Deus

  • O Senhor do sábado


  • E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã. Êxo 16:23 


  • Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo. Êxo 16:25 


  • Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Êxo 20:10 


  • Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras. Isa 58:13 


  • Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado. Mat 12:8 


  • Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. Mar 2:28


  • E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é Senhor do sábado. Luc 6:5 


  • Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. Apo 1:10 


Conclusão:


O que nós pudemos perceber foi que: 


  • Jesus nunca quebrou o mandamento do sábado.

  • O sábado é um sinal da autoridade divina de Cristo.

  • Guardar o sábado, sem amor, não justifica ninguém.

  • Jesus não aboliu o sábado.

  • O sábado identifica o verdadeiro Deus.

  • O sábado não foi apenas para os judeus, mas para toda a humanidade.


Desejo que todos os cristãos de todas as denominações, que sejam sinceros de coração, e estejam escavando a verdade na palavra de Deus; ouçam a voz do Espírito Santo e santifiquem o sábado, como fez Jesus, não por formalidade, ou apenas para benefício de descansar, mas para aliviar o pesar dos mais necessitados, e praticar obras de justiça.


Não para que sejam salvos, mas por terem recebido a salvação de Cristo pela cruz, guardem esse dia em gratidão pelo milagre da vida que nosso bondoso Deus nos dá.


Olhe para a  criação

Olhe para a  cruz

Olhe para a redenção

Olhe para  Jesus.


Trato deste e de outros assuntos em meu canal no Youtube: Raciocínio Teológico

Escrito por Rafael Kovalski, Evangelista e Apologista Adventista, criador da página deolhonasevidencias.blogspot.com.br e do Canal Raciocínio Teológico no YouTube.

leia também:


Jesus, os fariseus e o sábado



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Apostasía- O Movimento da Carne Santa

Quadrinhos de Alberto Rivera Ex-Jesuíta

Livro Justificação pela Fé, Ellen White

Com os pés na areia e os olhos no mar

Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro