Será que Adão e Eva guardaram o sábado?


Será que Adão e Eva receberam a ordem de guardar o sábado?

Antes de responder essa pergunta, é necessário responder outras perguntas.



Quando foram acabados os céus a terra e o mar?


  • E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera ...  Gênesis 2:2


Esse texto mostra, que no sétimo dia, algo foi feito; O DESCANSO.



Porque existe o sábado?


O sábado não existe desde antes da criação, mas foi feito no sétimo dia da criação, portanto o sábado existe porque foi criado.


Na realidade do céu não existe a necessidade de um dia sagrado, não que não haja sábado no céu, mas porque o céu é um sábado constante, ininterrupto. 


Da mesma maneira que o santuário terrestre tinha a intenção de estender a atmosfera santa do céu a terra, Deus ao criar o sábado para o homem, queria compartilhar a atmosfera do céu com ele.


Portanto, o sétimo dia, é de fato o último dia da criação, e o sábado é a última criação de Deus para o homem.


  • E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. 

  • E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:2-3



Deus precisava do sábado?


  • Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.  Isaias 40:28


Deus não se cansa e nem se fatiga, sendo assim Ele não tem necessidade de um dia de descanso. quando Deus criou o sábado, o homem todavia não havia caído em pecado, e também não conhecia a canseira.

Foi somente depois da queda do homem, que Adão conheceu a canseira e o trabalho árduo. [...em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Gênesis 3:17]



Para quem, Deus fez o sábado?


Como todas as outras criações de Deus, o sábado foi feito como presente para o Homem.


  • E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.  Marcos 2:27



  • A Palavra grega para homem nessa passagem é anthropos:


ανθρωπος anthropos G444


1) um ser humano, seja homem ou mulher

  1a) genericamente, inclui todos os indivíduos humanos

  1b) para distinguir humanos de seres de outra espécie

    1b1) de animais e plantas

    1b2) de Deus e Cristo

    1b3) dos anjos


Curiosamente, a palavra correspondente de anthropos (grego) para o hebraico é adam.


אדם ’adam H120


1) homem, humanidade (designação da espécie humana)

  1a) homem, ser humano

  1b) homem (como indivíduo), humanidade 

  


  • exemplo: 

  • Também disse Deus: Façamos o homem (adam) à nossa imagem, conforme a nossa semelhança… Gên 1:26 


Sendo assim, fica claro que o sábado foi feito, não porque Deus precisasse de um dia sagrado, pois Ele mesmo é santo,  mas pela mesma razão que Deus fez todas as coisas antes do pecado; por amor ao Homem (toda a humanidade).


Desse modo percebemos que o sábado é uma criação de Deus, tanto como os luzeiros, a fauna, a flora e o próprio ser humano.


Qual foi o propósito de Deus, ao criar o sábado?


Já vimos que Deus não se cansa; o sábado já havia sido criado na mesma semana em que foram feitas todas as coisas na terra. O homem não conhecia o pecado e nem as consequências do pecado, como a fadiga; qual foi então o proposito de Deus ter criado o sábado nesse contexto perfeito?


Muitos apologistas insistem em argumentar que o sábado fora dado apenas para os judeus, pois não existe um relato escrito de que o sábado tenha sido dado para qualquer outro personagem bíblico, antes de Êxodo 16. Na verdade, nós não vemos Deus dar nenhumas das ordens contidas nos 10 mandamentos, para a Adão e Eva, contudo não seria muito inteligente afirmar que eles estavam livres para matar, idolatrar, cobiçar, etc... a ausência de uma ordem direta, é preenchida logo no inicio do quarto mandamento, com a palavra "lembra-te", e logo depois o mandamento é completado com "porque em seis dias, fez Deus [...] e ao sétimo descansou. O quarto mandamento é claro em dizer que o sábado já era um mandamento esquecido, mesmo nos dias em que dos Israelitas receberam o decálogo.


Logo após os Israelitas guardarem maná para o dia seguinte, Deus reclama e diz "Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? (Êxodo 16:28).


É evidente que já haviam mandamentos e leis conhecidas pelo povo de Deus, mesmo quando o povo de Deus ainda não era nem uma nação, mas uns poucos homens, como Abraão e Ló.(Gênesis 26:5). O fato de não haver detalhes escritos antes do decálogo, a respeito dos mandamentos, não é evidencia de que não havia lei, pois o próprio texto de Gênesis 26:5mostra que as leis de Deus eram dadas de forma oral; Diz o texto: "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz". 


O proposito de Deus em criar o sábado, é o mesmo de ter criado o Jardim, o casamento, os animais, a vida, o alimento, etc... o sábado foi feito PARA O BENEFICIO DO HOMEM, assim como tudo o que foi criado, porem como tudo o que o homem corrompeu, o sábado também sofreu adulterações ao longo da história, ao ponto de deus precisar reinstituir o sábado da criação, no decálogo.


Antes e Depois


Deus criou uma série de coisas antes de haver criado o homem, porém depois de haver feito o homem, Deus criou mais 3 coisas.



O Jardim


  • Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. 

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Gênesis 2:7,8



O Casamento


  • Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Gênesis 2:21-24



O Sábado


  • E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Gênesis 2:2,3



O que Deus criou na semana da Criação ?


Os Céus

  • O Sol 

  • A Lua 

  • As Estrelas

  • As Aves

A Terra

  • A Vegetação 

  • Os Animais terrestres

  • O Ser Humano

O Mar

  • Os Peixes


Os Presentes Especiais

  • O Jardim

  • O Casamento

  • O Sábado



O sábado foi feito por causa do homem


  • E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado. Marcos 2:27


Muitos opositores da verdade, usam este texto na tentativa de diminuir a santidade do sábado, porém ao afirmar isso eles caem em uma armadilha criada pelos próprios opositores da verdade. 


Eles afirmam que Jesus está mostrando que o sábado não é mais um dia especial, porque o homem é mais importante do que o sábado.


Perceba a armadilha:


O Jardim e o Casamento também foram feitos por causa do homem, seria razoável dizer que: O [casamento] foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do [casamento]? 


Sendo assim, estamos o cristao não tem mais a obrigação de levar a sério um relacionamento conjugal?


Veja que Jesus não está desmerecendo o sábado, mas dando o real sentido do sábado. já que este foi feito por causa do homem, então o sábado tem o propósito de ser um dia de benção, alegria, e refrigério para o homem, e não um dia de pesar, como os fariseus haviam tornado.


Jesus propositalmente trazia  à baila questões sobre o sábado, em que colocavam em xeque as tradições legalistas dos fariseus.


Jesus constantemente apresentava o que era lícito fazer neste dia, porque o que não era lícito, já estava bem esclarecido nas escrituras.



Se o sábado foi feito como todos as outras criações de Deus, porque ele é diferente das outras criações?


  • E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Gênesis 2:3


  • Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.  Êxodo 20:11


O que tornou o sábado um dia especial, foi o fato de Deus ter tratado este dia de maneira diferente dos outros dias. 


  • Houve tarde e manhã, o primeiro dia. Gên 1:5

  • … Houve tarde e manhã, o segundo dia. Gên 1:8

  •      Houve tarde e manhã, o terceiro dia. Gên 1:13

  •      Houve tarde e manhã, o quarto dia. Gên 1:19

  •      Houve tarde e manhã, o quinto dia. Gên 1:23 

  •   ...Houve tarde e manhã, o sexto dia. Gên 1:31


  • E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou… Gên 2:3 


Todos os dias da criação se encerraram com a mesma fala, houve tarde e manhã, porém no sétimo dia, ao invés de dizer o mesmo, o escritor inspirado diz: e abençoou e santificou. Tratar o sábado como sendo igual aos outros dias da semana, é diminuir a importância daquilo que era importante para Deus.


Lembre-se que o escritor de Êxodo 20 é o mesmo escritor de Gênesis 2. 



Deus Santificou


  • E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.Gênesis 2:3 


A Palavra hebraica para “santificou” de Gênesis 2:2 é qadash, pode ser traduzida por, ser colocado à parte, ou ter sido separado para um propósito santo.


קדש qadash H6942


1) consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado

  1a) (Qal)

    1a1) ser colocado à parte, ser consagrado

    1a2) ser santificado

    1a3) consagrado, proibido

  1b) (Nifal)

    1b1) apresentar-se sagrado ou majestoso

    1b2) ser honrado, ser tratado como sagrado

    1b3) ser santo

  1c) (Piel)

    1c1) separar como sagrado, consagrar, dedicar

    1c2) observar como santo, manter sagrado

    1c3) honrar como sagrado, santificar

    1c4) consagrar

  1d) (Pual)

    1d1) ser consagrado

    1d2) consagrado, dedicado

  1e) (Hifil)

    1e1) separar, devotar, consagrar

    1e2) considerar ou tratar como sagrado ou santo

    1e3) consagrar

  1f) (Hitpael)

    1f1) manter alguém à parte ou separado

    1f2) santificar-se (referindo-se a Deus)

    1f3) ser visto como santo

    1f4) consagrar-se 


É evidente que Deus já tinha um propósito muito especial para este dia ao fazê-lo santo, antes mesmo do pecado. 

O ato de Deus santificar esse dia, não pode ser tratado de maneira superficial e leviana. 



A quem pertence a terra, o Sol, a Lua e as Estrelas, a fauna e a flora? A quem nós pertencemos? 


  • DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Salmos 24:1


  • Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:11


  • Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16


  • Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3


Todas as coisas criadas pertencem a Deus. Quando Jesus disse que o sábado foi feito por causa do homem, Ele estava falando com a autoridade do próprio Criador, pois foi Ele mesmo quem fez o sábado.



Se todas as coisas criadas pertencem a Deus, pelo fato de Ele ter criado, porque o sábado é dos judeus?


- R= onde diz na bíblia que o sábado era dos judeus?


Essa afirmação é realmente uma tentativa frustrada de dar peso a uma mentira. em nenhum momento na bíblia o sábado é chamado de sábado dos judeus.


Levando tudo isso em consideração, enfim podemos abordar a pergunta…



Adão e Eva receberam a ordem de guardar o sábado ?


  • E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pós no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gên 2:15 


nós temos duas palavras curiosas aqui nesse texto:


  • abad

  • shamar


עבד ‘abad H5647


uma raiz primitiva; DITAT - 1553; v

1) trabalhar, servir

  1a) (Qal)

    1a1) labutar, trabalhar, fazer trabalhos

    1a2) trabalhar para outro, servir a outro com trabalho

    1a3) servir como subordinado

    1a4) servir (Deus)


  • exemplos:


  • Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Êxo 20:9 


  • Ide, pois, agora, e trabalhai; palha, porém, não se vos dará; contudo, dareis a mesma quantidade de tijolos. Êxo 5:18 


  • Disse o SENHOR a Moisés: Apresenta-te a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Êxo 9:1


שמר shamar H8104 


1) guardar, vigiar, observar, prestar atenção

     1a1) guardar, ter a incumbência de

    1a2) guardar, vigiar, manter vigilância e custódia, proteger, salvar vida

     1a2a) vigiar, vigia (particípio)

    1a3) observar, esperar por

    1a4) olhar, observar

    1a5) guardar, reter, entesourar (na memória)

    1a6) manter (dentro de limites), conter

    1a7) observar, celebrar, guardar (o sábado ou a aliança ou mandamentos), cumprir (voto)

    

  • exemplos:


  • Porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Gên 26:5 


  • E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara.  Êxo 15:26 


  • Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Êxo 16:28 


  • Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, Isa 56:6 


Sendo assim, não é demais, fazer uma dupla aplicação das palavras selecionadas por Moisés, em Gênesis 2:15.


Veja que a ordem de guardar vem logo em seguida a ordem de lavra, temos aqui o mesmo padrão de Êxodo 20:9-10; trabalho primeiro, descanso depois.


É evidente que Deus deu a Adão e Eva, a incumbência de guardar todas as coisas criadas, inclusive o sábado


E era dever de Adão e Eva manterem tudo, seguindo o exemplo do criador de tudo, com o sábado não foi diferente; Deus deu o exemplo de como o sábado devia ser santificado. 


Logo após Deus dizer essas palavras...


  • E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pós no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gên 2:15 


… Deus dá a única lei que eles precisariam conhecer se não tivessem pecado.


  • E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gên 2:16,17.


A comissão dada a Adão de "guardar" o jardim talvez seja uma insinuação velada de que o perigo ameaçava de lhe ser tirado o jardim caso ele não estivesse vigilante. O verbo "guardar", shamar, significa "guardar", "zelar", "preservar", "observar" e "segurar com firmeza". Certamente parece irracional que Adão tenha sido solicitado a guardar o jardim contra ataques de animais ferozes, como alguns comentaristas interpretam este texto. Na terra, antes da queda, não havia inimizade entre os próprios animais ou entre o homem e a besta. O medo e a inimizade são os resultados do pecado. Mas outro perigo muito real, a presença de Satanás, ameaçou roubar o homem de seu domínio sobre a terra e sua posse do jardim. Por outro lado, "cuidar" do jardim pode simplesmente ser sinônimo de "cultivá-lo". Comentário Bíblico Adventista.


Nós conhecemos bem a história, e sabemos que infelizmente eles falharam em guardar o jardim. agora estavam a mercê do mais novo representante da terra. agora eles se fizeram servos do pecado.


  • Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? Romanos 6:16


O propósito de Deus era que eles tivessem uma relação especial com a criação e com o criador. eles deveriam dar continuidade ao trabalho que Deus iniciou, cultivando e estendendo o Éden para todos os lados, obviamente deveriam seguir o exemplo do criador também na santificação do sábado, para que pudessem guardar este jardim, e na viração do dia, Deus vinha lhes visitar e acompanhar o progresso do casal abençoado.


Porém, a observação que Deus havia feito em Gênesis 2:18, se mostrou um dos motivos da ruína do casal. 


  • E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18


Em algum momento, durante os afazeres do dia, Eva se afastou de Adão, e abriu-se o espaço suficiente para a tentação. 


O trabalho que antes da queda era uma bênção (Gênesis 2:15) agora se tornou em algo pesado e fatigante. (Gênesis 3;17-19). 


É interessante notar que Deus não amaldiçoou nem a Adão e nem a Eva, mas somente a serpente e a terra foram amaldiçoadas. 


O sábado, que antes da queda era necessário para guardar o jardim, agora se tornou necessário também para o descanso da dura labuta. 


Crer que Adão e Eva não receberam o sábado antes do pecado ou mesmo depois, deixa toda a importância do sábado, dedicada por Deus, como algo sem sentido nenhum. como vimos acima, Deus não tinha a necessidade de um dia para si, mas por amor ao ser humano, Ele criou este dia.


E depois do pecado, o sábado teve uma razão mais necessária ainda, pois o pecado logo corromperia os interesses do ser humano. um dia de descanso serviria para que eles lembrassem que se estavam vivos, era graças a Deus. 


Os judeus receberam o sábado depois que foram libertos do Egito. para pessoas que tinham sido escravas, um dia de descanso era mesmo um refrigério, porém como pessoas mal educadas



É claro que nem toda evidência do mundo seria suficiente para sustentar a voracidade dos hereges de plantão.


Tenho muito mais coisas para falar a respeito desse tema, mas por hora quero deixar essa pequena reflexão. 


Trato deste e de outros assuntos em meu canal no Youtube: Raciocínio Teológico

Escrito por Rafael Kovalski, Evangelista e Apologista Adventista, criador da página deolhonasevidencias.blogspot.com.br e do Canal Raciocínio Teológico no YouTube.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Série Apostasía- O Movimento da Carne Santa

Quadrinhos de Alberto Rivera Ex-Jesuíta

Livro Justificação pela Fé, Ellen White

Com os pés na areia e os olhos no mar

Proposta para descanso ao domingo em Israel avança com apoio do Primeiro-ministro