Deixados para Trás? [A Mentira tem Perna Curta]
O Desenvolvimento da Crença no Arrebatamento Secreto
A doutrina do arrebatamento secreto, uma das mais debatidas no cristianismo contemporâneo, ganhou popularidade no século XIX, especialmente através de movimentos proféticos e interpretações específicas das Escrituras. Essa crença sustenta que, antes da Grande Tribulação, Jesus Cristo retornará para levar os cristãos fiéis para o céu, enquanto o mundo permanecerá em um período de sofrimento e caos.
Origens da crença no Arrebatamento Secreto
A origem dessa ideia é geralmente atribuída a John Nelson Darby, um teólogo britânico do movimento dos Irmãos de Plymouth. No século XIX, Darby propôs uma visão de duas fases distintas na segunda vinda de Cristo: uma primeira fase invisível, onde os crentes seriam arrebatados secretamente para se encontrarem com Cristo, e uma segunda fase, visível, quando Cristo voltaria para estabelecer o juízo final.
O dispensacionalismo, a corrente teológica que Darby desenvolveu, distinguia períodos específicos da história bíblica, os quais seriam divididos por diferentes formas de salvação e eventos futuros. Dentro dessa visão, o arrebatamento secreto seria um evento que precederia a Grande Tribulação, um período de sete anos de angústia e sofrimento, seguido pelo retorno visível de Cristo.
Margaret MacDonald e a Primeira Influência Profética
Embora Darby seja amplamente creditado pela formulação da doutrina do arrebatamento secreto, muitos estudiosos apontam para uma jovem escocesa chamada Margaret MacDonald, que, em 1830, teria tido uma visão profética que antecipava a separação entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo. Essa visão, associada aos movimentos de avivamento de sua época, teria influenciado o pensamento de Darby, embora ele tenha desenvolvido suas próprias ideias independentes.
A Difusão da Doutrina
A propagação do arrebatamento secreto ocorreu de maneira significativa através de dois canais principais:
A Bíblia de Referência Scofield (1909): Publicada pelo teólogo Cyrus I. Scofield, essa Bíblia incluiu notas de rodapé que apresentavam e defendiam o dispensacionalismo de Darby, promovendo assim a ideia do arrebatamento secreto em grande escala. A Bíblia de Scofield teve um impacto significativo no cristianismo evangélico, especialmente nos Estados Unidos, onde a doutrina foi amplamente adotada por muitas igrejas.
Conferências Proféticas: Durante os séculos XIX e XX, conferências e encontros teológicos, como as promovidas pelo movimento dispensacionalista, foram vitais para disseminar a crença no arrebatamento secreto. Esses eventos atraíam grande público e ajudavam a consolidar a ideia dentro do pensamento cristão evangélico.
A Cultura Popular e o Crescimento da Doutrina
No século XX, o arrebatamento secreto ganhou ainda mais visibilidade, particularmente com o advento de livros e filmes, como a série "Deixados para Trás", de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins. A série, lançada como uma coleção de romances e mais tarde adaptada para o cinema, descreve um cenário no qual bilhões de pessoas desaparecem repentinamente, sendo "arrebatadas" por Cristo, enquanto o restante do mundo sofre os horrores da Tribulação.
Esses filmes e livros ajudaram a popularizar ainda mais a doutrina entre cristãos evangélicos, especialmente nos Estados Unidos, tornando-a uma parte importante da cultura cristã contemporânea.
Críticas e Controvérsias
Embora o arrebatamento secreto seja uma doutrina amplamente aceita em certas tradições evangélicas, ela não é universalmente aceita dentro do cristianismo. Diversas denominações, incluindo muitos ramos do catolicismo e da igreja ortodoxa, rejeitam essa interpretação das Escrituras. Para esses grupos, a segunda vinda de Cristo é um evento único e visível, não dividido em duas fases. Eles argumentam que a ideia de um arrebatamento secreto não tem base sólida nas Escrituras, sendo uma leitura moderna e interpretativa de passagens bíblicas.
Teólogos que discordam do dispensacionalismo frequentemente criticam a ênfase na separação entre o arrebatamento e a vinda de Cristo, destacando que as Escrituras falam de um retorno glorioso de Cristo para julgar os vivos e os mortos, sem um arrebatamento prévio.
A Visão Adventista sobre a Segunda Vinda
A crença adventista sustenta que a segunda vinda de Cristo será visível, audível e global. Não haverá arrebatamento secreto, pois a Bíblia descreve o retorno de Cristo como um evento claro e manifesto para todos, sem qualquer segredo. O livro de Apocalipse 1:7 é um dos textos mais citados: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”
Outro texto importante é Mateus 24:30, que diz: “Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todas as nações da terra se lamentarão, e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Este versículo reforça a ideia de uma vinda visível, ao contrário da doutrina do arrebatamento secreto, que sugere um evento invisível.
A Rejeição da Doutrina do Arrebatamento Secreto
A visão Adventista defende que a doutrina do arrebatamento secreto é uma interpretação equivocada das Escrituras, que não encontra apoio claro na Bíblia. A visão adventista, baseada na interpretação contextual das Escrituras, entende que a volta de Cristo será acompanhada de grandes sinais, como o escurecimento do sol e da lua e o som da trombeta (Mateus 24:29-31).
O que a Bíblia diz sobre a Volta Visível de Cristo?
Atos 1:11: “Este Jesus, que dentre vós foi arrebatado para o céu, virá do modo como o vistes ir para o céu.” Este versículo confirma que a vinda de Cristo será visível e da mesma forma que Ele ascendeu ao céu, Ele retornará.
1 Tessalonicenses 4:16-17: “Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com a voz do arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.” Esse texto descreve o arrebatamento dos fiéis, mas também é claro que o evento será um momento visível, com som e com a manifestação do poder de Deus.
Enquanto a doutrina do arrebatamento secreto se baseia em uma interpretação moderna e controversa das Escrituras, a Igreja Adventista do Sétimo Dia defende que a volta de Cristo será um evento visível e glorioso, aguardado por todos. Textos bíblicos como Apocalipse 1:7, Mateus 24:30 e Atos 1:11 confirmam que, ao contrário do arrebatamento secreto, a segunda vinda de Cristo será um evento grandioso e global, que todos verão e ouvirão.
Escrito por Rafael kovalski
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