Analisando Hebreus 9:12: Jesus Entrou no Lugar Santo ou Santíssimo?
A tradução de João
Ferreira de Almeida Revista e Atualizada de Hebreus 9:12 afirma que Jesus
entrou no Lugar Santíssimo por ocasião de sua ascenção aos Céus:
Hebreus 9:12: não por meio de sangue de bodes e de
bezerros, mas pelo seu própriosangue,
entrou no Santo dos Santos,
uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
Esta edição da Almeida
se enganou em sua tradução do grego. Para fazer prova inequívoca deste fato
iremos citar 10 traduções bíblicas que não concordam com a tradução da Almeida
Revista e Atualizada:
A Edição em Espanhol Reina Valera afirma:
Hebreus 9:12: Y
no por sangre de machos cabríos ni de becerros, mas por su propia sangre, entró
una sola vez en el santuario, habiendo obtenido eterna redención.
A tradução mais
exaltada da lingua inglesa, a King
James, afirma que Jesus entrou no Lugar Santo:
Hebreus 9:12: Neither by the blood of goats and calves, but by his own blood he
entered in once into the holy
place,having obtained eternal redemption for us.
A tradução Italiana de Giovanni Diodati (1649) afirma:
Hebreus 9:12: e
non per sangue di becchi e di vitelli; ma per lo suo proprio sangue, è entrato
una volta nel santuario,
avendo acquistata una redenzione eterna.
A própria João Ferreira
de Almeida Atualizada,
afirma:
Hebreus 9:12: e
não pelo sangue de bodes e novilhos, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez
por todas nosanto lugar, havendo
obtido uma eterna redenção.
A Tradução das Testemunhas de Jeová (Tradução do Novo Mundo das Escrituras
Sagradas de 1986) dizem:
Hebreus 9:12: ele entrou no lugar santo, não, não com o
sangue de bodes e novilhos, mas com o seu próprio sangue, de uma vez para
sempre e obteve [para nós] um livramento eterno.
A maior prova, no entanto,
vem das traduções católicas que foram feitas por
pessoas que passaram a vidaestudando
grego e latim:
A Bíblia AVE MARIA diz:
Hebreus 9:12: sem levar consigo o sangue de
carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos
uma redenção eterna.
A Bíblia da CNBB afirma:
Hebreus 9:12: Ele entrou no Santuário, não com o sangue de bodes e bezerros,
mas com seu próprio sangue, e isto, uma vez por todas, obtendo uma redenção
eterna.
The New American Bible (Católica)
Hebreus 9:12: he entered once for all into the sanctuary,
not with the blood of goats and calves but with his own blood, thus obtaining
eternal redemption.
A Revised Standart
Version diz:
Hebreus 9:12: he entered once for all into the Holy
Place, taking not the blood
of goats and calves but his own blood, thus securing an eternal redemption.
A Bíblia Latino Americana atesta:
Hebreus 9:12: Y no fue la sangre de chivos o de
novillos la que le abrió el santuario, sino su propia sangre, cuando
consiguió de una sola vez la liberación definitiva.
Como podemos ver as
traduções de Hebreus 9:12 constam que Jesus entrou no LUGAR SANTO ou no
SANTUÁRIO por ocasião de sua ascenção. A razão é simples: quando se entra no
Santuário o primeiro compartimento é o lugar santo. A Tradução Almeida Revista
e Atualizada no Brasil está errada como mostra as demais edições
internacionais, com destaque para a King James, que é exaltada por todas as
igrejas dos países de fala inglesa. O testemunho das Bíblias católicas e da
Bíblia das testemunhas de jeová é deveras interessante pois estas igrejasnão
possuem uma doutrina do Santuário e
não sabem que Jesus apenas entrou no lugar santíssimo 18 séculos depois de sua
ascenção.
Bíblia Almeida de 1681 Prova a Doutrina
do Santuário
Como vimos mais acima,
10 traduções bíblicas afirmam que Jesus entrou no lugar santo ou no santuário
celeste por ocasião de sua ascenção. No entanto, a difundida tradução Almeida
Revista e Atualizada afirma que Jesus já subiu direto ao “santo dos santos” no
ano 31. Isso confunde a muitos, sendo um desafio a verdade de que Jesus apenas
entrou no Santíssimo em 22/10/1844. Além das 10 traduções que provam que a
Almeida Revista e Atualizada é uma tradução equivocada, trazemos uma edição
antiga da própria, que acreditamos que encerra o assunto com chave de ouro.
O Novo Testamento
Almeida Impresso na Companhia das Indias Orientais (Holanda, 1681) é uma grande
prova em favor da doutrina do Santuário.Vejamos a Capa da Edição de 1691:
A Almeida Revista e Atualizada
afirma afirma que Jesus entrou no Lugar Santíssimo por ocasião de sua ascenção
aos Céus:
Hebreus 9:12: não por
meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no
Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
Vejamos a Página da
edição de 1681 que traz o versículo 12 do capítulo 9 de Hebreus:
Hebreus 10:19 da Almeida
Revista e Atualizada tb traz a expressão “santo dos santos”. Na edição de 1681
é diferente:
Novamente temos a
Palavra SANTUÁRIO, concordando com a doutrina de que no ano 31 Jesus entrou no
Santuário e apenas em 22/10/1844 Ele entrou definitivamente no Lugar
Santíssimo, a sala do julgamento.
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